Que segundona... ai, ai!!!

4 de janeiro de 2010
Hoje de manhã, como tive que ficar algumas horinhas num estacionamento de Hospital, aproveitei este tempo pra “devorar” quase por inteiro um Livro do Max Gehringer* que eu ganhei no Portal dos Administradores... muito bacana o livro!

* Executivo de grandes empresas como Pepsi-Cola, Elma Chips... foi colunista das Revistas Você S/A, Vip e Exame, e atualmente é comentarista da Rádio CBN, colunista da Revista Época e comentarista de Carreiras do Fantástico, da TV Globo.

Uma fábula que ele cita no Livro:

“Um gafanhoto estava desconfiado das intenções de seu colega, o camaleão. E o preocupado gafanhoto, sem saber o que fazer, foi se aconselhar com a aranha. Aí, o gafanhoto se pôs a contar suas preocupações para a aranha. Disse que achava que o camaleão era um falso de carteirinha, porque mudava de cor conforme a ocasião, e isso e aquilo. Além disso, disse o gafanhoto, o camaleão ficava ali, sempre na moita, com aquela cara de sonso, imóvel, sem produzir nada de útil, só esperando um momento de distração dos descuidados para esticar a sua língua pegajosa e abocanhá-los. A aranha, surpresa, arregalou os quinhentos olhos e disse para o gafanhoto que nunca tinha olhado a situação por aquele ângulo. Mas agora, pensando melhor, ela concordava que era mesmo preciso tomar muito cuidado com o camaleão. E acrescentou que só existe uma maneira de lidar com um colega falso: os bons precisam se unir para neutralizar o mal.
Interessado, o gafanhoto deu um passo para frente e sua pata grudou na teia da aranha. Imediatamente, a aranha avançou e começou a embrulhá-lo para o almoço. Surpreso, o gafanhoto perguntou: “Peraí, aranha, nós não somos colegas e parceiros?”. E a aranha respondeu: “Não me leve a mal, meu caro, mas o que vale aqui é a lei da selva. Boa intenção é uma coisa, prioridade pessoal é outra.”
E ali de sua moita, observando a cena, o camaleão filosofou: “A confiança do colega sincero é o melhor alimento do colega hipócrita.”

É preciso saber lidar com a falsidade, porque ela existe, e de todos os maus colegas que temos que enfrentar, o pior deles certamente é o colega falso.
PS: mas ultimamente ando riscando alguns nomes da minha lista, só pra me precaver! ^^